sexta-feira, 25 de março de 2011

Principais Artistas da Pintura Renascentista - 8º ano

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci é considerado a expressão máxima do homem na Renascença, ou seja, aquele que reunia em si mesmo todas as conquistas da humanidade. Pesquisador incansável, deixou, através de desenhos, esboços e idéias de seus vários cadernos, conhecimentos e pesquisas sobre os mais diversos campos das ciências, das técnicas, da arquitetura e da pintura.
Realizou cerca de 4.000 desenhos com anotações e os mais diversos estudos cobre proporções de animais, plantas de edifícios e engenhos mecânicos. Constitui canais, drenou pântanos, instalou aquecimento central, estudou correntes de ar, inventou um método de impressão, um telescópio, bombas portáteis e outras coisas.
Seus desenhos do desenvolvimento do feto eram tão precisos, que ele estaria apto a ensinar embriologia nos dias de hoje.
Leonardo conseguiu aliar a forma genial a observação séria e objetiva da natureza com uma paixão pela representação criativa e artística da realidade não-visível. A sua pintura influenciou as obras de muitos artistas através dos séculos. Apesar de ter deixado poucas obras, (menos de vinte) é seu o quadro mais famoso do mundo, a Monalisa.
Leonardo nasceu em 1452, numa pequena aldeia do norte da Itália, chamada Vinci. Era filho ilegítimo do escrivão Ser Pietro e de Catarina. Em 1469 seus pais passam a morar em Florença, onde, em 1471, Leonardo começa a trabalhar como aprendiz, na oficina do pintor Verrocchio.
Em suas primeiras obras encontram-se várias representações da Virgem Maria, destacando-se, como exemplo magnífico, a Anunciação, quadro iniciado em 1471, no qual já se reconhecem claramente as suas incomparáveis qualidades de pintor.

Obras:
 Anunciação, cerca de 1472. Óleo sobre madeira, 98x217 cm. Galeria Uffizzi, Florença.

A cena desenrola-se em frente à casa da Virgem, inudada pela suave luz do crepúsculo. No centro superior do qudro avista-se um bosque e, atrás dele, uma paisagem com árvores e colinas. O arcanjo Gabriel, de vermelho, ajoelha-se para anunciar a mensagem do Senhor.
Maria, com o braço direito sobre um bordado, retribui o cumprimento do anjo. Com seu rosto suave e os cabelos soltos, a Virgem retrata o idel da beleza feminina de Leonardo. O desenho exato e uma suave gradação das cores, como forma de representar fisionomias delicadas, são características sos retartos da época, e que exprimem a tentiva de representar o interior, a alma, por meio de uma expressão física, exterior.
De uma maneira geral, acredita-se que este quadro seja fruto de um trabalho de ateliê, realizado para o convento de Santo Bartolomeu, de Monte Oliveto, entre 1475 e 1478. Verrocchio teria pintado a Virgem e a miniatura do fundo; Da Vinci, o anjo, os discípulos, o muro, as árvores e a mesa de mármore.

A Última Ceia (1495-1498). Têmpera sobre reboco ( Afresco). Santa Maria das Graças, Milão.

Foi somente após longos estudos, croquis minuciosos e repetidos, e anotações de gestos, fisionomias e expressões que Da Vinci iniciou a pintura da Ceia, um mural para o refeitório da Santa Maria das Graças, em Milão. Ao escolher o momento que Cristo anuncia a seus apóstolos a próxima traição de um deles, Da Vinci rompe a rígida tradição das ceias toscanas da época: um toque dramático faz vibrar todos os convivas; os gestos são nervosos, e as fisionomias, angustiadas; cada um reage a seu modo, e a composição rigorosamente simétrica, que agrupa os personagens em três a três, torna-se singularmente mais leve.
A mesa estende-se no canto inferior da composição, frontalmente ao observador, de forma que este fique em frente a Jesus e seus discípulos. Jesus está bem no centro da composição. Por cima da janela central, está um arco redondo, que pode seu interpretado como uma auréola de Cristo, inserida na arquitetura. Todas as linhas da perspectiva convergem para essa contrução sobre a cabeça de Jesus, sobretudo as linhas das tapeçarias nas paredes e as do teto.
Esse afresco se deteriorou rapidamente, em consequência do uso, pelo artista, de uma técnica pouco habitual e de infiltrações nas paredes. Forma e ainda estão sendo gastas grandes somas, na esperança de salvar essa obra prima.

Virgem das Rochas (1503-1506). Óleo sobre madeira, 189x120 cm. National Gallery, Londres.


San'Ana, a Virgem e o Menino, cerca de 1510. Museu do louvre, Paris.

Homem Vitruvius

Coração

Feto

Auto retrato

Monalisa

Um comentário:

  1. suellen,as classificaçoes das artes podem ser mais de uma como:anunciaçao-perspectiva,oleo sobre tela,claro-escuro e realismo?

    de:nayla,frederico,maria edwirges e regisson

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