sábado, 26 de março de 2011

História e Evolução da Publicidade - 9º ano (8ª série)

Tudo começou na Antiguidade Clássica, em Pompéia, ende foram encontrados vestígios de tabuletas a anunciar combates entre gladiadores. Porém, nessa altura, a publicidade era sobretudo oral, feita através dos pregoeiros, que apenas gabavam as virtudes ao produto (escravos, gado, etc.) Tal atividade manteve-se, assim, até à Idade Média.
No século XV surgiram os primeiros panfletos e cartazes. O primeiro cartaz foi impreso em 1482 e destinava-se a anunciar uma grande manifestação religiosa em Raims, Paris. Apenas em 1625, apareceu o primeiro anúncio publicitário de um livro, o Mercurius Britannicus; seguindo-se, em 1631, o aparecimento da primeira secção de anúncios, que tinham como finalidade única chamar a atenção do leitor.
Face às opiniões dos anunciantes, passados cem anos, em 1729, Benjamim Franklin, considerado o "pai" da publicidade, começou a encarar a publicidade do ponto de vista do consumidor. Quase em simultâneo, em 1745, aparece o primeiro jornal dedicado apenas à publicação de anúncios.
Todo este "boom" publicitário, levou à criação da primeira agência publicitária, pela mão de Volney Palmer, em 1841, que cobrava 25% do custo dos anúncios.
Com o crescimento da indústria. a técnica publicitária foi-se aperfeiçoando, passando a ser persuasiva nas suas mensagens e perdendo, quase por completo, o seu sentido informativo.Foi, de certo modo, a concorrência desenfreada que levou à chamada publicidade combativa, com a qual se tentava impor um produto, em vez de sugerí-lo.
Hoje em dia, a maior parte das mensagens publicitárias são sugestivas e tem base de orientação dados científicos de estudos de mercado, de motivações; o que não significa que a publicidade combativa e informativa tenha deixado de existir completamente.

2 comentários:

  1. demorei apenas 2h3omin para achar esse link, entaum, e esse ai q eu lhe falei, http://www.baixakijogos.com.br/noticias/4302

    ResponderExcluir
  2. http://www.tecmundo.com.br/6558-os-10-piores-comerciais-de-tecnologia-de-todos-os-tempos.htm

    ResponderExcluir