O que vai caracterizar a cultura e as artes renascentistas é a fusão da reflexão científica com os impulsos dos sentimentos, os sentidos com a razão.
A pintura desse período revela equilíbrio entre as faculdades intelectuais e as emocionais. Aplica princípios matemáticos e processos geométricos na composição e a observação direta e objetiva da realidade.
Devido à conciliação da razão (ciência) e sentimento (arte), a característica mais ampla da pintura renascentista, particularmente entre os italianos, é a simetria da composição.
Quando contemplamos uma pintura renascentista, observamos sem dificuldades, que todos os elementos da composição - volumes e vazios, luzes e sombras, cores, enfim, os valores plásticos, que podem ser figuras humanas ou quaisquer outras representações como objetos, arquiteturas, árvores - tudo isso se equilibra simetricamente.
O que domina a composição é uma linha imaginária, central e vertical, que a divide, muitas vezes, exatamente em duas partes iguais, comunicando-nos sentimento de estabilidade, equilíbrio, ordem e serenidade.
Características
- Perspectiva
- Chiaroscuro ( claro-escuro)
- Realismo
- Óleo sobre tela
- Composição em Pirâmide
Nenhum comentário:
Postar um comentário